Uma das mais antigas cidades do estado de Pernambuco, com um forte apelo cultural e a tradição do Maracatu, está completando 192 anos neste sábado. Isso é Nazaré da Mata, uma cidade de um povo bom, trabalhador e acolhedor.
Digo isso porque tive a oportunidade de trabalhar nessa cidade duas vezes e pude sentir o calor humano desse povo maravilhoso. Nazaré da Mata é um lugar especial. Infelizmente, nos últimos anos, vem sendo maltratada por gestões ruins, o que impede seu crescimento e contribui para o aumento do desemprego. Essa é a grande verdade dos fatos.
Mas nem isso tira o charme, o encanto e o brilho de Nazaré, com sua cultura popular vibrante. Nazaré da Mata é a terra dos Maracatus, o berço do primeiro Maracatu rural do Brasil e do mundo, o Cambinda Brasileira. Além disso, a cidade também abriga o primeiro Maracatu feminino da história dessa cultura, o Maracatu da Amunã, criado pela Associação de Mulheres. Nazaré da Mata é uma cidade que já deu muitos intelectuais a Pernambuco e possui uma história lindíssima e muito rica.
Apesar de tudo isso, infelizmente a classe política local, nos últimos anos, só tem feito a cidade passar por vergonha. Essa é a realidade. Estive na cidade na última quinta-feira, acompanhando um amigo que precisava ir até lá, e fiquei impressionado com o estado atual do município.
A cidade está suja, tomada pelo lixo. Fiquei ainda mais chocado ao ver a Praça do Lanceiro, com suas barracas completamente desordenadas. Esse descaso vem se arrastando desde o governo de Nino, e a prefeita Aninha da Ferbom nada tem feito para melhorar ao menos a aparência da entrada dessa cidade histórica, conhecida no Brasil e no mundo. Nazaré da Mata, que já foi cantada por Siba na Europa e que é conhecida internacionalmente por sua cultura riquíssima, hoje encontra-se abandonada.
O poder público parece não ter forças para colocar a cidade nos trilhos. Nazaré da Mata depende quase exclusivamente da Mauricéa, do Abatedouro e da Mauricéa Alimentos, além de alguns pequenos empreendimentos. O comércio local precisa se desenvolver, mas até hoje nenhum prefeito se interessou verdadeiramente em trazer esse progresso para essa cidade tão importante, não só para a Zona da Mata Norte, mas para todo o estado de Pernambuco.
Mesmo assim, o blog do André Luiz quer parabenizar essa cidade fantástica e seu povo tão generoso. Nazaré da Mata continua sendo incrível, mesmo diante da má gestão dos políticos que comandaram e comandam o município, tanto na Câmara quanto no Executivo Municipal.
Eu, particularmente, amo essa cidade. Tenho muito carinho e amor por Nazaré da Mata e torço para que a prefeita Aninha da Ferbom abra os olhos e comece a governar de verdade, sem delegar suas funções a terceiros. A prefeita foi eleita pelo povo e precisa dar uma resposta positiva à população.
É triste dizer isso, mas na atual gestão há um grande problema de nepotismo, com familiares da prefeita ocupando cargos na prefeitura. Isso é vergonhoso. Além disso, há relatos de veículos, como caminhões, que pertencem a pessoas ligadas à família da prefeita sendo utilizados pela gestão municipal.
Mas hoje é dia de festa! Que Deus abençoe todos os moradores dessa bela cidade. Que Deus ilumine a mente retrógrada dos políticos que estão no poder e que eles possam olhar para Nazaré da Mata com um olhar de desenvolvimento e amor pelos conterrâneos.
Parabéns, Nazaré da Mata! Você merece todo o nosso respeito. 192 anos! Felicidades a todos os nazarenos!
Comentários
Postar um comentário