Saúde pública em Pernambuco anda de mal da pior

 

Eu estou me referindo a Pernambuco, mas o problema é no Brasil inteiro. O Brasil passa, realmente, por momentos difíceis.

Primeiro, com a roubalheira do INSS, prejudicando pensionistas e aposentados — a coisa é séria. Teve um amigo meu que conseguiu agora a aposentadoria dele, e o primeiro dinheiro que ele recebeu já veio com o desconto de um consignado que ele nunca fez. Isso é um absurdo! Tem que se dar um jeito nisso.

E quanto à saúde, a situação é crítica. Logo cedo recebi uma ligação de uma assídua leitora do blog, que também nos acompanhava no rádio, contando que o filho dela está com um problema sério no ouvido. O ouvido do garoto está supurando. Ela vem colocando algodão, mas não resolve.

Ela levou o menino à Unidade Mista aqui em Carpina, e não deram jeito nenhum, absolutamente nada. Aí ela disse: “Bom, então eu vou para o Hospital de Nazaré da Mata, que é referência na região.” Para minha surpresa, ela disse: “André, eu cheguei às 8 horas da manhã no Hospital de Nazaré da Mata, saí à meia-noite e ainda me deram o exame errado — não era o exame do meu filho.”

Ela desabafou dizendo que não tem condições de voltar lá. Mas saiu juntando os trocados e vai levar o filho, um garoto de 11 anos, a um otorrino particular.

Então, meus amigos, cai por terra toda a propaganda do governo de Raquel Lyra de que Pernambuco é um estado de mudança. Eu digo: é, sim, um estado de mudança — para pior. Porque a saúde pública no estado é horrível, terrível.

A gente não vê nenhuma ação efetiva da gestão da governadora Raquel Lyra, madrinha de Eduarda Gouveia, e também do deputado Gustavo Gouveia, na saúde dos pernambucanos.

É desse jeito que ela pensa em se reeleger? Está aí a situação.

Aqui na Mata Norte, nós não temos hospitais responsáveis. O melhorzinho que tinha era o de Nazaré da Mata, mas já está pisando na bola. Depender da Unidade Mista de Carpina é depender do nada.

O povo está clamando por uma reforma geral na saúde de Pernambuco, e parece-me que a governadora faz ouvido de mercador.

Eu pergunto mais uma vez: é desse jeito que Raquel Lyra acha que vai ser reeleita?


Comentários